História se faz através de idéias transformadas em ações que são registradas no Livro da Vida.
A CDL Araxá surgiu desta busca por uma entidade que unisse e desse apoio ao comércio local, principalmente às micros e pequenas empresas. As reuniões organizadas pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais realizadas no Centro Comercial Domingos Zema e Clube Araxá revelaram aos empresários locais presentes que urgia criar uma entidade que correspondesse aos anseios de quem garante o cotidiano do comércio de nossa cidade. O apoio constante e decisivo da FCDL E CDL de Uberaba transformou em realidade a fundação da CDL de Araxá, uma diretoria confiante e dinâmica.
As atividades tiveram início numa sala no Centro Comercial Domingos Zema, cedida pelo empresário Ricardo Zema, ao qual a CDL Araxá será sempre grata.
Em 22 de fevereiro de 1999, com o apoio do então prefeito Ministro Olavo Drummond, um autêntico incentivador de nosso trabalho, tivemos a fundação oficial desta entidade que teve uma solidez crescente e após dois anos já arcou com a despesa de alugar um espaço físico maior que atendesse suas ações, dentre elas a instalação de um bom banco de dados do SPC, marca exclusiva da CDL, em nível nacional. Isto gerou outros serviços com parcerias que acreditaram no que beneficiasse o varejo e os filiados de um modo geral, defendendo a classe lojista em todos os níveis e em seus objetivos políticos, institucionais visando o desenvolvimento do setor, é uma entidade de classe comprometida com a valorização do varejo no país.
Desde 1999, pelo quarto mandato consecutivo está na presidência da entidade, Alda Sandra Barbosa Marques. Consolidada como uma entidade forte e atuante é reconhecida pela sua garra e determinação. Com o apoio de empresários e do poder público municipal temos vencido muitas etapas. Dentro desse espírito empreendedor,
superando inúmeras barreiras e dificuldades, buscamos incessantemente a profissionalização do comércio com treinamentos, palestras, cursos presencias e on-line, além de atividades e projetos que mostram ao araxaense a necessidade de valorizar o comércio local para um maior retorno econômico para a cidade.
A sede própria da CDL é um sonho preste a se realizar. Temos o terreno doado na gestão do Ministro Olavo Drummond, cuja escritura definitiva foi concedida na primeira gestão do prefeito Antonio Leonardo Lemos de Oliveira. Nosso projeto já está em andamento e estamos buscando recursos com iniciativa privada, esferas Municipal, Estadual e Federal.